O Jardim do Luxemburgo, em francês (Le Jardin du Luxembourg) é um parque publico ao centro da cidade de Paris. Rico em verde, com pequenos lagos, há também um teatro de fantoches, um pomar e um Palácio. Além das estátuas e sua beleza extraordinária.
Um espaço abundante e aconchegante, no centro da grande Paris. É delicioso para um passeio, uma caminhada ou até mesmo uma leitura ao ar livre.
A história do Jardim de Luxemburgo
Luxemburgo foi criado pela viúva de Henrique IV, Maria de Médicis, que decidiu construir uma réplica do grandioso Palácio Pitti de Florença, na Itália. Quando toda sua construção começou, Maria ordenou o plantio de 2 mil Ulmeiros, assim também contratou inúmeros especialistas em jardinagem, tudo para recriar os jardins em que ela conheceu quando criança em sua terra natal. Suas exigências eram, um pequeno palácio e uma fonte, que ainda hoje existe.
Maria acompanhou todo o desenvolvimento da construção e dirigiu uma equipe de jardineiros, para construir um parque no estilo que ela conhecia em Florença.
Caso tenha a chance, não perca a oportunidade de visitar a Fontaine Médicis, uma impressionante maravilha que remontada em 1630. Encomendada pela Rainha Maria de Médicis, essa fonte é agora embelezada por uma estátua de Polifemo, uma obra do talentoso escultor Auguste Ottin. Esse local é extremamente romântico e encantador.
Por que visitar O Jardim do Luxemburgo?
Luxembourg é um parque para lazer, passeios e frescor. Os turistas e até mesmo moradores da cidade luz, optam por passeios e refeições ao ar livre, aproveitando da beleza que o parque propõe. É comum encontrar ali pessoas fazendo piquenique, família com crianças brincando pelo gramado e turistas apreciando a grandeza do Palácio e suas estatuas.
As estatuas expostas no Jardim de Luxembourg são clássicas e contemporâneas, um verdadeiro museu com exposições temporais.
Diversidade
O que deixa ainda mais atraente e exuberante o Jardim do Luxemburgo são alguns monumentos espalhados e atividades ao seu interior, como;
Monumento Delacroix.
No ano de 1884, um grupo composto por renomados artistas, críticos, escritores e políticos uniu-se visando propor a construção de um monumento em homenagem a Delacroix. A pessoa selecionada para a criação desta obra foi o renomado escultor francês Aimé-Jules Dalou. O monumento é uma exposição alegórica de quatro figuras. Na parte inferior, Apolo, Deus da Poesia e da Música, aplaude enquanto um velho alado, representando o Tempo, levanta uma mulher, representando a Fama, para presentear uma coroa de renome e imortalidade, à quarta figura, Delacroix.
Marionetes do Jardim do Luxembourg
Além do Jardim ser um lugar incrível em beleza natural e suas deslumbrante estatuas, também conta com um teatro de marionetes criado por Robert Desarthis em 1933, e é a única sala dedicada exclusivamente a Marionetes.
Em abril de 1933, foi anunciada pelo Ministro da Instrução Pública a inauguração do primeiro teatro de fantoche de Paris. Desde então, esse espaço tem proporcionado muita alegria e diversão para os espectadores. Com seus 275 lugares, o teatro continua a encantar pessoas de todas as idades. Além disso, é importante ressaltar que, ao longo dos anos, o teatro de fantoche se tornou um marco cultural na cidade, contribuindo para o desenvolvimento do teatro infantil e estimulando a imaginação das crianças.
Vale destacar também que, através de suas peças e espetáculos, o teatro de fantoche desempenha um papel importante na preservação e celebração da arte tradicional dos bonecos, perpetuando assim uma forma única de entretenimento.
Portanto, é inegável a relevância desse teatro na história cultural de Paris. Dessa forma, ao visitar esse lugar encantador, os espectadores têm a oportunidade de se transportar para um mundo de fantasia e magia. Por todas essas razões, podemos afirmar que o teatro de Marionete de Paris é um tesouro cultural.
Robert Desarthis. “Eu sou o deus de um mundo que criei”
Como chegar?
É muito simples, por estar no coração de Paris, há várias opções de transporte público disponíveis. Portanto, importante escolher o mais indicado. Abaixo, estão listadas algumas opções de transporte público que o levarão diretamente em ao Jardim do Luxemburgo.
Trem/RER — B / Parada = Luxembourg train station (160 m)
Metro 4 / Parada = Odéon (450 m)
Bus — 63 / Parada = Saint-Germain — Odéon (400 m)
Qualquer dúvida de como chegar, pode entrar em contato, esse blog não é só referente a informações, mas também uma central de conexões entre pessoas, então não deixe de nos contactar, por e-mail, WhatsApp ou qualquer uma de nossas redes-sociais disponíveis.