Pesquisar
Close this search box.

Europa implementa taxa turista a partir de 2024. ETIAS.

Europa

A partir de 2024, não será mais gratuito viajar para a Europa. O programa de isenção de visto do Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (ETIAS) permitirá a entrada nos países da União Europeia(EU) a partir de 7 euros. Candidatos com menos de 18 ou mais de 70 anos estão isentos deste pagamento.

Quando o ETIAS entrará em vigor?

O ETIAS agora parece estar no caminho para entrar em vigor em 2024, embora estivesse previsto para maio de 2023.

Quem precisa da autorização do ETIAS?

Os mais de 55 países fora da União Europeia que atualmente não necessitam de visto para entrar, entre eles estão Brasil, Japão, Singapura e Emirados Árabes Unidos. Os residentes da União Europeia estão isentos, independentemente da sua nacionalidade.

Como funcionará?

Assim o ETIAS funcionará semelhantemente ao programa ESTA nos Estados Unidos. Os viajantes terão de solicitar autorização para entrar na União Europeia antes da viagem, é um processo online e simples.

Custará 7 euros e cobrirá entradas múltiplas por três anos ou até que o passaporte expire, o que ocorrer primeiro. É mais barato que o ESTA, que custa 21 Dólares por dois anos.

Segundo a União Europeia, as candidaturas serão processadas em “minutos” e a grande maioria em até 96 horas.

Para mais informações, consulte o site oficial do ETIAS aqui, o uso de terceiros pode acarretar custos adicionais. Você deve atender a todas essas condições para ser elegível para uma autorização de viagem ETIAS. Certifique-se de verificar quais requisitos de viagem se aplicam a você.

Importante: Para evitar problemas na fronteira, antes da sua viagem, entre em contacto com os Consulados de todos os países que cogita visitar para confirmar que a sua situação pessoal.

O que tomar cuidado? Fique atento aos golpistas.

Você deve selecionar um terceiro de sua confiança, pois fornecerá a eles informações muito confidenciais, como seus dados pessoais, incluindo detalhes do passaporte.

O envio do pedido através do site oficial do ETIAS ou do aplicativo móvel custa EUR 7, mas um intermediário pode exigir uma taxa adicional por seus serviços, certifique-se de que essa taxa extra seja razoável. 

Se sentir que foi vítima de abuso por parte de um intermediário comercial que, lhe cobrou um montante excessivo pela apresentação da sua candidatura ou não a submeteu totalmente, poderá denunciá-la anonimamente aqui.

Que tipo de documentos é necessário para solicitar o ETIAS?

Seu documento de viagem deve ser válido por mais de três meses e após a data prevista de saída do território dos países europeus que exigem o ETIAS e não deve ter mais de 10 anos.

Este requisito não se aplica aos familiares de cidadãos da UE ou de nacionais de países terceiros que tenham o direito de circular livremente em toda a União Europeia.

Confira aqui (here) mais informações sobre que tipo de passaporte ou documento de viagem você precisa para solicitar uma autorização de viagem no ETIAS.

Serei notificado do resultado do meu pedido?

Sim, enviarão um e-mail assim que processar sua inscrição. Se você não vir esse e-mail, verifique o lixo eletrônico do endereço de e-mail fornecido no formulário de inscrição, alguns filtros podem bloquear e-mails automatizados.

Devo imprimir minha autorização de viagem?

Não é necessário, visto que o pessoal de check-in da transportadora e os guardas de fronteira podem acessar sua autorização de viagem no sistema. No entanto, você pode levar uma impressão para sua conveniência.

Você também pode gostar:

Fonte: CNN Brasil

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.